terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jerusalém ou Emaús????


“E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús” – Lucas 24:13-15.

por Vilson Ferro Martins – www.vozdotrono.com.br

É possível que muitos estejam a caminho de Emaús, enquanto que Jesus os quer de volta à Jerusalém... Através destas mensagens baseadas em Lucas 24:13-31 estaremos sendo tocados pelo Espírito do Senhor, para glória do Seu Nome!
Jesus havia morrido e este já era o terceiro dia após sua morte. Era o domingo! Um domingo bem diferente dos demais, haja vista os acontecimentos que sacudiram Jerusalém com a morte de um homem que havia se tornado muito conhecido e que as multidões se empenhavam por vê-lo e ouvi-lo. No entanto, ele havia sido morto, pendurado numa cruz por ação direta dos principais sacerdotes e príncipes de Israel.
Nesse contexto, dois discípulos se colocam a caminho de Emaús; uma aldeia que distava aproximadamente 10 km de Jerusalém. Quanto empreenderam essa caminhada não faziam idéia dos acontecimentos que se segueriam.

Como era de se esperar, assim que se colocam em marcha, a cada passo que davam conversavam acerca de Jesus. A mente deles estava sendo bombardeada pelos acontecimentos. Era difícil de acreditar que depois de tudo o que Jesus havia feito, pregado, falado, operado, curado, desafiado os escribas e farizeus chamando-os de hipócritas, agora, tudo terminasse assim.
Talvez argumentassem... como pode uma pessoa ficar tão desfigurado. Quanto sangue derramado; quantas feridas abertas; como sua face estava desfigurada a ponto de não se parecer mais a face do mestre que todos os dias os ensinava.
Ele conversavam e conversavam, certamente se lamentavam e desesperados procuravam achar um ponto de equilíbrio para tudo o que acontecera... E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
O acontecido era de tal monta e tinha empreendido uma tão forte impressão em suas mentes que Jesus se aproximou deles e eles não O reconheceram...

Jesus estava ali certamente preocupado com ambos. Eles deveriam permanecer em Jerusalém e não se deslocar para Emaus! Jesus se aproxima para testificar da VITÓRIA! Como fora dito por Moisés, testificado pelos profetas, descrito nas Escrituras era necessário que Ele viesse ao mundo, padecesse pelos pecados da humanidade, mas ao terceiro dia ressuscitasse. Ali se encontrava a prova autêntica e inquestionável- ELE estava VIVO!
Todavia, eles não O reconheceram...
Não seria o caso de acontecer o mesmo conosco tantas e tantas vezes? Situações que nos ocorre ou ocorrem a nossa volta imprimem tão grande pressão sobre nossas mentes e almas que nossa visão do Cristo ressurreto fica embotada. Jesus vêm, se coloca ao nosso lado na caminhada, fala conosco e no entanto não nos damos conta de Sua maravilhosa presença! Estamos tão envolvidos no que nos cerca que não conseguimos visualizar a vitória, mesmo ela estando bem a nossa frente...

...continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário