terça-feira, 3 de abril de 2012

AUTO-ESTIMA (ESTUDO 1)

Dcª. Andréa S. Laghetto

1. CONCEITO

É como a pessoa se auto-avalia, como ela se vê emocionalmente (sentimento da importância ou do valor próprio, o quanto me valorizo/me amo). Atualmente grande parte das pessoas não têm apresentado um padrão saudável de auto-estima, e apesar de frequentarem igrejas, ouvirem a Palavra de Deus, muitas delas ainda não se valorizam, apresentam sentimentos de inferioridade (física, espiritual, financeira, intelectual, etc.), culpa, rejeição, e outros sentimentos negativos que alimentam a baixa auto-estima.

1Tessalonicenses 5:23 → “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” - O homem é um ser constituído de espírito, alma e corpo, e Deus espera que cuidemos bem dessas três áreas importantíssimas para a vida do homem.

corpo: É a parte material do homem, palpável e visível, formada do pó da terra (Gênesis 2:7 → E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra...). É a sede dos sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar), através dos quais a alma explora o mundo externo.
A parte imaterial do homem é constituída de espírito e alma. (Gênesis 2:7 → ...e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente...)
• alma: É a sede das nossas emoções (tristeza, alegria, ansiedade, etc).

• espírito: é o canal de comunhão com Deus, a nossa intimidade com Ele.

Lucas 1:46-47 → “46 Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Portanto, temos que cuidar bem dessas três áreas.

Durante o mês de abril, estudaremos o fruto da auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário